assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como se dar bem na escola...



No meu primeiro post falei sobre o Cavaleiro das Trevas, o glorioso Batman. Esse é um tipo de história muito importante para a formação da nossa capacidade de aprender, pois estimula algo que muitos não possuem: a criatividade, a imaginação. Muitas disciplinas (que nome horrível, parece uma coisa rígida, dura, inflexível) necessitam de habilidades que exigem essas capacidades. Exigem abstração, imaginação. Mas para possuir este tipo de habilidade é necessário muito esforço, treino.
No início de minha graduação, comecei a flertar com um grupo de estudos de Filosofia para Crianças. Queria algo diferente da filosofia clássica, da história da filosofia ou dos grandes temas filosóficos. Infelizmente fugir desses padrões parece ser uma tarefa impossível. Mas não é, e o modelo proposto pela Filosofia para Crianças me mostrou isso. Por que a princípio ela me mostrou algo importante: é necessário, antes de tudo, aprender a pensar. E é dessa forma que penso a necessidade da filosofia, da sociologia. Os currículos escolares encheram nossos alunos com disciplinas(argh!) como português, física, química, matemática, e esqueceram que sem pensar o aluno não conseguirá ir bem em nenhuma dessas matérias. Elas são importantes, é fato, não temos dúvida disso, mas pensar e pensar direito é um pouco mais complicado. Ter um raciocínio lógico, de causa e consequência só é conseguido através do pensar.

A capacidade de abstrair, imaginar, pensar deve ser treinada. Como? Lendo. lendo muito. Assistindo bons filmes, séries com enredo denso, documentários sobre assuntos variados. Mas não se pode parar por aí. É necessário o debate. É necessário expor seus pensamentos, aquilo que você aprendeu. Eu faço isso sempre que dou aulas, sempre que escrevo um novo post, sempre que converso com alguém.
Afinal de contas, pensar é posicionar-se frente ao mundo.

Quer se dar bem na escola? Então aí vai a dica: jogue fora os gibis da turma da Mônica. Pare de assistir Pica-Pau, Tom e Jerry, Chaves ou Ben 10. Desligue a TV caso comece a passar a novela, Malhação ou qualquer coisa do gênero. Big Brother então, só se for no excelente 1984, de George Orwell, Se não, mude de canal, quebre a TV. Por que? Você se torna uma ameba alienada, sem consciência da realidade e emburrecida. Ninguém precisa fazer curso para ser idiota, então desligue o "Pânico na TV". E o mais importante: leia!! Leia!!
Leia, nem que seja apenas esse post!

2 comentários:

  1. Do mesmo modo que a propaganda é alma do negócio, a leitura é a alma do conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Espero q a moçada leia o q vc escreveu...leia...hummmm ... isso vai ser difícil, vc não quer fazer um vídeozinho sobre esse texto e postar no youtube?

    ResponderExcluir